FANDOM


Wattpad é um aplicativo que permite compartilhar novas histórias com outras de pessoas. Pode ser usado por meio de seu lugar no site, por meio de um computador ou app no celular. Os usuários podem publicar artigos, relatos e poemas sobre qualquer coisa, já seja em linha ou através do aplicativo Wattpad (para iOS, Android, Windows Phone e On-line). O conteúdo inclui obras tanto de autores desconhecidos como conhecidos. Os usuários podem comentar e votar pelas histórias ou unir-se a grupos associados com o lugar no site. Ao redor de 50% da demanda procede dos EUA., e em menor medida também do Reino Unido, Canadá, Colômbia, Venezuela, Argentina, Espanha, Austrália, Chile, Peru e México.

História

Originou-se no 2006 como resultado de uma colaboração entre Flor M. Saucedo e Ivan Yuen. Em março de 2009 foi lançada a versão para iPhone, em abril do mesmo ano para o App World do Blackberry e em junho para Android. Em junho de 2009 a App superava os cinco milhões de downloads.

Crescimento e Financiamento

Em 2011, Wattpad anunciou que recebeu 3,5 milhões de dólares em financiamento de seus atuais investidores; bem como por parte de W Média VenturesGolden Venture Partners e de Union Square Ventures, que é dos primeiros investidores em Twitter, Tumblr e outras histórias de sucesso de meios sociais.

Em dezembro de 2011, Wattpad abre uma sede em Toronto, que seria selecionada como a empresa mais popular de meios digitais no país no Intercâmbio de Inovações canadiana desse mesmo ano. O co-fundador e CTO Ivan Yuen também foi reconhecido como um empresário canadiano na parte superior dos Impact Infused Awards, patrocinados por Deloitte.

Novos autores e adolescentes

As histórias mais votadas a cada dia aparecem na "Hot List". Estas estatísticas se alteram todo dia, devido às leituras e os votos de outros usuários. De acordo aos perfis visíveis no site, muitos destes autores são adolescentes. Os usuários do Wattpad são principalmente mulheres e superam de forma em massa em número aos homens. Desde o ano 2014 observou-se um incremento na participação dos usuários varões, ainda que ainda não superem às varoas. Wattpad também tem uma lista de "Histórias Destacadas", que promove o conteúdo revisado e aprovado pelo pessoal e uma junta de revisão editorial. Muitas destas histórias são escritas por destacados escritores auto editadas e profissionais de diferentes gêneros.

Concursos

Wattpad tem vários concursos pequenos. O concurso anual maior chama-se "Prêmios Wattys". Em 2011, Os Prêmios Wattys introduziu três níveis primeiramente (popular, ascensão, e sem descobrir) para proporcionar maiores possibilidades de ganhar para a cada nível de escritor. Os concursos são abertos a qualquer pessoa que tenha uma história publicada no Wattpad

Durante o verão de 2012 Wattpad, em colaboração com Margaret Atwood (poeta, novelista e crítico literário canadiano), celebrou os "Wattys", o primeiro grande concurso de poesia que ofereceu a oportunidade aos poetas de Wattpad de competir uns contra outros em uma de duas categorias, seja como "entusiasta" ou "competidor".

Controversas

Alguns dos grandes volumes do material subido pelo usuários e alojado no Wattpad é material com direitos de autor cujos autores não outorgam direitos de republicação. Em maiode 2009, um artigo no New York Times assinalou, "Os lugares como Scribd e Wattpad, que convidam aos usuários a subir documentos como teses universitárias e novelas auto editadas, têm sido o objetivo de queixas na indústria nas últimas semanas pela reprodução ilegal de títulos populares que têm aparecido em ditos lugares no site", acusando o Wattpad de ser um lugar que fornece livros piratas. Bill Ray de The Register diz que a companhia "se esconde por trás das regras de salvaguarda, com a promessa de eliminar o conteúdo tão cedo como seja notificada pelos proprietários".

As política do site Wattpad alega que "nós não damos as boas-vindas ao ônus de material que viola os termos de direitos de autor" com a desculpa de que "simplesmente não é possível selecionar e verificar todo o conteúdo publicado." Em resposta às críticas da indústria, em abril de 2009 (antes da publicação do artigo do New York Times anteriormente mencionado, no que assinalava a Wattpad como um veículo para a pirataria de livros eletrônicos) o Wattpad anunciou os "Autores a cargo" do programa, desenhado para permitir aos autores ou seus representantes identificar e diretamente eliminar conteúdo infractor do site, mas este programa está desenhado especificamente para os "autores com livros publicados para a venda".

Community content is available under CC-BY-SA unless otherwise noted.